Como funciona Snapchat

funcoes-snapchatQuer saber como funciona Snapchat? Seguramente você já tem ouvido de um aplicativo que é toda uma moda entre os usuários mais jovens dos smartphones, o seu nome é Snapchat e sem nenhum lugar a dúvidas vem revolucionando a forma de se comunicar dos adolescentes. Snapchat é um dos aplicativos mais populares do momento e se você ainda não conhece, precisa!

Embora o aplicativo Snapchat não tenha os mesmos níveis de popularidade em outros países como os Estados Unidos, começa a estabelecer-se como a rede social preferida pelos mais jovens no Brasil. Mas o que é que tem este aplicativo de tão especial? Por que as pessoas mais novas estão curtindo tanto?
O app do momento funciona como uma rede social de troca de imagens e vídeos que se destroem sozinhas após algum tempo (entre 1 e 10 segundos), evitando guardar arquivos comprometedores ou desnecessários. 😉

Como funciona Snapchat? Conheça suas principais funções

snapchatearPara quem instalou Sanpchat agora ou há pouco tempo e ainda pode estar confuso sobre a utilidade ou funções do Snap, vamos listar as principais para você:

Primeiros passos no Snapchat

1- Bater foto ou vídeo

O primeiro que você vai ver ao abrir o seu Snapchat já é a tela de captura de imagem ou vídeo. Veja o que significa cada ícone!

  • Flash: Serve para ligar/desligar o flash da câmera.
  • Trocar de câmera: alterna entre as câmeras frontal e traseira do seu smartphone.
  • Conversas: O quadrado está vazio na imagem abaixo porque ainda não houve troca de vídeos ou fotos com ninguém; quando há, o usuário recebe a notificação, bastando clicar ali para acessar os snaps em uma espécie de caixa de entrada de e-mail.
  • Bater foto ou gravar vídeo: Clicando rapidamente, o usuário obtém uma fotografia; mantendo-o pressionado, é gravado um clipe com duração de até dez segundos.
  • Histórias: Linha do tempo do seu Snapchat.

como-funciona-snapchat-6

  • Eliminar: permite excluir a imagem, voltando à tela anterior para capturar uma nova.
  • Emojis: Coloque todos os emojis que quiser em suas imagens.
  • Escrever texto: escrever na foto.
  • Tempo do clip: é onde o usuário vai definir quanto tempo o arquivo estará disponível para visualização (de 1 a 10 segundos).
  • Salvar: o Snapchat salva o seu snap numa pasta própria dentro do aplicativo chamada de Memórias. Essa função só fica habilitada antes do envio.
  • Adicionar História: Isso significa que outras pessoas poderão visualizá-lo um número ilimitado de vezes, durante 24 horas.
  • Enviar: Ao entrar em esta opção, será aberta a sua lista de contatos. Daí é só selecionar as pessoas para quem quer que vejam seu snap e pressionar o botão azul localizado na parte inferior. O app mostrará sua caixa com itens enviados e recebidos, como na segunda tela.enviar-snap

2- Programar o tempo de visualização das suas fotos ou vídeos.

Como dito, seus arquivos de imagem sejam vídeo ou foto, somem automaticamente após algum tempo de exposição, esse tempo é escolhido por você logo após tirar sua foto ou fazer seu vídeo (que só pode ter no máximo 10 segundos de duração). Para fazer o vídeo pressione o botão de captura de imagem por um pouco de tempo e o Snap abrirá no modo.como-funciona-snapchat-1

Finalizado, ao concluir aparecerá na tela um ícone com símbolo de um cronômetro para que você escolha o tempo que aquela imagem ou vídeo irá durar depois que for visualizada. Clique nele e um pequeno menu numérico aparecerá para que você decida o tempo que pode ser de 1 até 10 segundos.

3- História

Sendo uma rede social é possível mostrar suas fotos e vídeos para mais de um amigo ao mesmo tempo e por 24 horas se você colocá-las na sua História, que funciona como um mural assim como a Linha do Tempo do Facebook. Para colocar um arquivo lá é só clicar no ícone de um quadro com sinal de +.

como-funciona-snapchat-2

  • Com as últimas atualizações agora os snaps no histórico rolam automáticamente, ou seja, quando acabar o conteúdo de snaps que você está vendo da pessoa X, logo em seguida o Snapchat começa a rolar os snaps da próxima pessoa sem que você precise ficar toda hora clicando.
  • E para pular os que você não quer existem opções também, veja na imagem abaixo:
    print-snap-history-automaticamente-como-funciona-ca
  • Outra função recente se chama Story Playlist:O Story Playlist funciona quando você organiza, dentre as histórias das pessoas que você segue, uma lista daquelas que você deseja ver automaticamente uma após a outra, sem ter que ficar clicando de uma em uma e também sem ter que ver histórias que não te interessam tanto.

    Esse recurso veio pois alguns reclamavam das histórias que haviam ganhado a possibilidade de passar, todas, automaticamente, assim que você clicava na primeira, e também vem para tentar se atualizar e melhorar ainda mais para bater as empresas concorrentes como Instagram e WhatsApp que estão copiando alguns dos principais recursos que diferenciavam o Snapchat dos demais, como o editor de fotos.

4- Edição de imagens

Apesar de ser uma rede social não é permitido aos usuários do Snap comentar nas fotos postadas, porém, para facilitar a interação é possível escrever legendas nas imagens de duas formas:

  • Tocando na letra “T” no topo da imagem ou vídeo que irá mandar, abrirá o teclado do seu celular e você pode escrever uma breve legenda. Feito isso, é só clicar na tela de novo.

como-funciona-snapchat-5

  • Clicando na imagem de um lápis no canto superior da sua tela. Assim poderá escrever ou desenhar livremente por cima da imagem.

como-funciona-snapchat-3

5- Colocar emojis

E se você quer adicionar um divertido emoji também dá! Para inserir essas pequenas imagens de emoji em nossas imagens, depois de capturar uma foto ou vídeo com o Snapchat. Em seguida, você deve pressionar o ícone em forma de papel. 😉como-funciona-snapchat-7

6- Filtros Snapchat

Existem filtros para as fotos também. Pode ser necessário ativar o recurso primeiro. Para isso, clique no ícone de engrenagem⚙ no topo do Snap e depois em Gerir.

img_12310_ins_62291_600

Então selecione, caso não esteja, a opção de Filtros. Pronto. img_12310_ins_62292_orig

Agora para usá-los nas imagens é só arrastar o seu dedo na tela em cima da foto a ser enviada na direção para a esquerda. Você irá encontrar opções de tom, ilustração de temperatura e relógio.

como-funciona-snapchat-4

7- Memórias

Se desejar salvar algum snap especial para você agora com a nova função de Memories é possível através do próprio Snapchat, seja foto ou vídeo, o aplicativo cria uma pasta própria dentro dele mesmo e te permite deixar seus snaps por tempo indeterminado. Mais que isso, você também pode importar fotos da galeria do seu celular, compartilhar para outros aplicativos e criar álbuns selecionando snaps de foto e vídeo e juntado-os num só para colocar na sua História e salvar seus snaps com senha.

memories-snapchat

Antigamente esse botão salvava os snaps dentro de uma pasta do celular, porém uma recente atualização o fez mudar para que, em caso de desaparecimento do aparelho, você não perca o que foi salvo. O recurso só fica habilitado antes de concluir o envio e apenas você pode visualizá-lo, além de existir uma opção de pasta com senha para ainda mais proteção dos seus arquivos.

  • My Eyes Only

O “Só pra mim” é uma pasta oculta com senha no Memórias do Snapchat, aí você pode salvar todos aqueles snaps (fotos e vídeos) que não quer que ninguém veja além de você.

so-para-meus-olhos

Se quiser saber mais sobre a opção “Memórias” visite este link.

8- Chat 2.0 e chamadas e vídeo chamadas

Para melhor interação entre amigos usuários de Snap, foi criado o chat tradicional de mensagens (que também somem depois de visualizadas) e as conversas por vídeo e ligações. Essa última, possível dependendo do modelo do aparelho, no entanto, o modo Chat é fácil e leve de usar em todos os celulares.

  • Na janela de mensagens enviadas e recebidas (que fica ao lado da tela da câmera), arraste o dedo para a direita por cima do nome do amigo com quem deseja iniciar a conversa.conversas-snapchat
  • Na tela do chat que irá abrir, verá cinco opções para envio de mensagens além do espaço para digitar o texto tradicional: Uma imagem de galeria para mandar fotos, um telefone para ligações e gravações de mensagens de voz, uma câmera para ligações e notas de vídeo e um emoticon feliz para mandar adesivos. Por último no meio, a bolinha onde você clica para mandar snaps de imagem ou vídeo.
    02a-how-to-send-a-note2
  • Para mais detalhes sobre envio de mensagens no Snapchat, clique aqui.

Prontinho! Já está sabendo tudo o que precisa de como funciona Snapchat! Agora é só começar a enviar snaps para os seus amigos e familiares!

Algumas curiosidades sobre Snapchat

Embora Snapchat continue sendo um app desconhecido para muitos, os números da empresa são impressionantes:

  • O serviço foi lançado em setembro de 2011.
  • Em 2014 , a empresa já tinha 500 funcionários trabalhando sobre o app.
  • No 2015, já tinha 100 milhões de usuários ativos ao dia.
  • O 71 % dos usuários têm menos de 25 anos.
  • O 45% dos usuários têm entre 18 e 24 anos.
  • 70% dos usuários são mulheres.
  • Cada segundo uma média de 8.796 fotos são carregadas ao aplicativo.
  • Todos os dias há 6.000 milhões de visualizações de vídeos .
  • 400 milhões de “snaps” são compartilhados cada dia.
  • No Snapchat são compartilhados o 5% de todos os selfies publicados em redes sociais.
  • No ano 2015, Snapchat teve uma estimativa de lucro de US $ 50 milhões.
  • A empresa do Snapchat está avaliada em 15.000 milhões de dólares.

Agora que já sabe como funciona Snapchat, veja mais tutoriais como esse aqui na página e comece a Snapchatear com os seus amigos e familiares agora mesmo. 😉

Escreva o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *